Gestão de Projectos
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Gestão de Projectos

1. Introdução

Um projecto é uma actividade temporária que desenvolvemos para a realização de um produto único, ou um serviço, ou atingir um resultado;  por exemplo, uma casa, um módulo de software, uma campanha desensibilização para a vacinação, uma estrada, uma ponte, um hospital, o lançamento de um novo produto, …  Pode demorar 3 meses ou 4 anos, é temporária – tem um início e um fim.
Enquanto numa empresa industrial fabricamos repetitivamente um determinado produto (fabrico em série), em gestão de projectos organizamo-nos para a elaboração dum exemplar único.

2. A Gestão de Projectos

Aquilo que pretendemos realizar é o âmbito do projecto.  Planeamos o tempo que vai demorar (cronograma) e o custo (orçamento), e durante a execução, fazemos todos os possíveis para cumprir esses três objectivos:  âmbito – tempo – custo.
O gestor de projecto lidera uma equipa, coordena os elementos constituintes, comunica, motiva e gere conflitos.  Parte do trabalho pode ser realizado por sub-contratados que precisam também de ser geridos.
O controlo do projecto, durante a execução é fulcral.  Estamos atrasados ou adiantados ?  como vamos recuperar o atraso? …  Estamos a gastar demais ou menos do que o orçamentado?   E como vamos recuperar / mitigar / controlar …
Há boas práticas que asseguram os melhores resultados, organizadas em metodologias que maximizam atingirmos os objectivos que nos propomos.  A mais utilizada, largamente, em todo o mundo é PMBOK (Project Management Body of Knowledge).  As ferramentas mais utilizadas na gestão do projecto (planeamento, controlo, …)  são o MS Project e o Excel.
Há uma panóplia de aspectos a levar em linha de conta:  riscos, qualidade, comunicação (com o cliente, fornecedores, sub-contratados, patrocinador do projecto e “stakeholders”), âmbito, cronograma / tempo, orçamento, fornecedores, gestão de recursos (humanos, materiais, financeiros, …), stakeholders, mantendo sempre uma visão integrada de todos estes aspectos.
Um projecto desenvolve-se ao longo de cinco fases:  Inicialização – Planeamento – Execução – Monitorização e Controlo – Conclusão.  O caminho crítico tem que ser monitorizado continuamente e detalhadamente, para podermos atingir os objectivos do projecto.

As metodologias Agile trouxeram alguns princípios e práticas inovadoras para optimizar resultados:  organização e trabalho de equipa, comunicação (daily stand-up meeting, …), iteração(spints), agilidade e prototipagem,  …

Actividades desta acção de formação
– Fases de desenvolvimento do projecto
– WBS e Planeamento (projecto – fases – actividades),
– Execução e Monitorização / Controlo
– Subcontratação e gestão de fornecedores
– Stakeholders
– Gestor de Projecto, patrocinador e a estrutura base de uma equipa de projecto
– Pressupostos do Projecto
– Gestão do Tempo, Custo e Âmbito (requisitos, objectivos, resultados a atingir)
– Ferramentas de apoio de planeamento, execução e controlo de projecto
– MS Project, Gantt, caminho crítico, folgas e milestones, Excel,
– Sistema de informação / Dossier do projecto / documentos
– Metodologia EVM (Earned Value Mgmt.)
– Indicadores de progresso (avanço / atraso),
– Controlo do orçamento do projecto (derrapagem no custo). 
– Taxa de Execução (SPI) e Taxa de Produtividade (CPI)
– Forecast (previsão futura até ao final do projecto)
– Indicadores EVM:  BAC, PV, EV, AC, SV, SPI, CV, CPI, EAC, ETC
– Gestão do Risco com exercícios práticos (árvores de decisão)
– Organização da equipa de projecto.
– Liderança e coordenação da equipa, motivação, comunicação, gestão de conflitos,…
– Blake e Mouton,  Ken Blanchard (Liderança Situacional), Fredrick Herzberg
– Gestão de Tempo (Getting Things Done – David Allen)
– Delegação e responsabilidade
– Gestão de talentos
– Projectos preditivos e projectos inovação / desenvolvimento
– Waterfall e Agile, Manifesto Agile, Objectivos Agile, Benefícios Agile
– Metodologias Agile, Os 4 Valores e 12 Princípios Agile
– Trabalho de equipa – equipas auto-organizadas
– Agilidade e Prototipagem
– SCRUM – Iteração

3. Conclusão

A acção de formação  “Gestão de Projectos”  permite a aquisição de conhecimentos de gestão de projectos.
Cumprir o âmbito de um projecto, sem exceder o cronograma e o orçamento prometidos,  satisfazendo o cliente.
Liderar e coordenar uma equipa de execução de um projecto.
Controlar devidamente um projecto, ao longo da sua execução.  

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