Liderança
Sugerido por

Liderança, Não é para todos

Um dos mitos mais comuns é que os líderes nascem líderes, e que não é possível desenvolver competências de liderança em quem não dispõe de características inatas para ser líder.
Como iremos verificar ao longo deste artigo, existem determinadas competências comportamentais facilitadoras de um bom exercício de liderança.
Mas, a boa notícia é que essas habilidades podem ser desenvolvidas.

QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS QUE UM LÍDER DEVE TER?

Muito se tem investigado e escrito sobre as competências essenciais para uma liderança efetiva e extraordinária.
Uma dessas investigações teve lugar no início deste milénio promovida pela National Conference Board (EUA) e visou demonstrar o impacto da liderança nos resultados empresariais.
Realizada originalmente a mais de 25.000 gestores de um total de 230.000 trabalhadores de 3.500 empresas dos Estados Unidos, Ásia e Europa, descreveu e definiu o perfil de competências que diferencia os 10% dos líderes com rendimento mais elevado.
Foi a primeira investigação que correlacionou competências de liderança e resultados empresariais, tais como benefícios, crescimento em vendas, e retenção de clientes, entre outros, tendo os resultados e fundamentos da investigação sido publicados pela McGraw Hill num livro intitulado “Extraordinary Leader: convertendo bons gestores em grandes líderes”.
Esta investigação foi desenvolvida pela Zenger & Folkman, reconhecida consultora norte-americana de renome internacional especializada em desenvolvimento de liderança baseado em dados. De entre 180 comportamentos e competências avaliadas no universo de dirigentes já referido, constatou-se que o grupo que reunia os 10% dos que apresentavam melhores resultados, apenas apresentavam 16 competências em comum, que são as seguintes:

  1. Mostra grande integridade e honestidade
  2. Demonstra ser especialista técnica e profissionalmente
  3. Analisa situações e soluciona problemas
  4. Tem espírito inovador
  5. Procura o seu desenvolvimento pessoal
  6. Promove a obtenção de resultados
  7. Estabelece objetivos e metas realizáveis e desafiantes
  8. Toma a iniciativa
  9. Comunica com frequência e de forma convincente
  10. Inspira e motiva os outros para a obtenção de um alto desempenho
  11. Constrói relações
  12. Favorece o desenvolvimento dos outros
  13. Colabora e trabalha em equipa
  14. Desenvolve uma visão e perspetiva estratégicas
  15. Impulsiona, promove e apoia a mudança
  16. Liga o grupo com o mundo exterior

PARA SER LÍDER É PRECISO SER UM SUPER-HERÓI!

Mais uma falácia. Uma das qualidades que caracteriza um bom líder é a sua humanidade.
A investigação da Zenger & Folkman demonstrou não só a importância das 16 competências já referidas, mas que cada líder que componha estes 10% daqueles que apresentavam melhores resultados empresariais, apenas apresentava entre 3 e 5 destas capacidades em níveis acima da média. As demais situavam-se em valores medianos e, por vezes, algumas até com índices ligeiramente inferiores.
Esta evidência permitiu concluir que eliminando debilidades nunca se consegue fazer um líder extraordinário. Só é adequado o enfoque de eliminar fragilidades quando estas são consideradas fatais, como por exemplo uma deficiente comunicação, inibindo assim a eficiência do líder.
É mais fácil, estimulante e rentável desenvolver pontos fortes do que debilidades. Esta conclusão revolucionária rompeu com o paradigma dos modelos utilizados no passado, que centravam o desenvolvimento na melhoria de líderes que estavam abaixo da média, focando o esforço em levar os líderes “medianos” a serem excelentes.
Esta metodologia consiste em identificar quais as competências que evidenciam melhores níveis de desempenho, e desenvolvê-las ainda mais elevando-as para níveis extraordinários, sem esquecer a eliminação de alguma debilidade fatal que possa comprometer todo o processo de evolução.   

BASTA SER COMPETENTE PARA SE SER UM BOM LÍDER?

NÃO! Uma característica fundamental é dar o exemplo. Liderar pelo exemplo é:

  • Quando o líder atua zelando pelo que é certo e mostrando em todas as práticas, de todos os dias, os melhores caminhos para conquistar os objetivos;
  • Quando o líder pode ajudar a preencher qualquer lacuna entre os membros da equipa;
  • Quando o líder através das suas próprias ações inspira a que os outros o sigam, em vez de apenas dar ordens;
  • Quando o líder envolve a equipa, ouvindo todos os elementos, e se responsabiliza pelas decisões tomadas;
  • Quando o líder demonstra ter conhecimento técnico e práticas profissionais capazes de responder a todas as necessidades com que o grupo que lidera se depara.

Os benefícios de liderar pelo exemplo são múltiplos. Ao compartilhar os seus conhecimentos e experiências com os outros, os líderes podem ajudar os membros da equipa a aprender e crescer.

  • Liderar pelo exemplo melhora a comunicação efetiva com os membros da sua equipa, o que ajuda a construir confiança e colaboração;
  • Além disso, desafiando os membros da equipa a alcançar o seu potencial máximo, os líderes podem ajudá-los a alcançar grandes coisas;
  • As atitudes dos funcionários melhoram, levando à satisfação no trabalho, comprometimento e identificação com a organização;
  • Os colaboradores também são mais propensos a permanecer na empresa porque se sentem apreciados e têm oportunidades de crescimento;
  • Maior motivação e desempenho dos colaboradores;
  • Diminuição de comportamentos antiéticos e maiores níveis de comportamento que beneficiam a organização.

QUE AÇÕES PODE UM LÍDER DESENVOLVER PARA TER IMPACTO?

  • Legado acima do ego
    Não buscar glória pessoal, mas sim gerar impacto na vida das pessoas
  • Aprendizagem contínua
    Colocar o seu desenvolvimento pessoal como prioridade
  • Cultura de elevado desempenho
    Criar um ambiente de confiança e autonomia onde cada um pode desenvolver o seu máximo potencial
  • Equilíbrio estratégico
    Saber quando deve agir e quando deve esperar
  • Visão para além do óbvio
    Antecipar cenários e preparar a sua equipa para a evolução
  • Discurso inspirador
    Partilhar experiências e histórias que conduzam os outros a agir

CONCLUSÃO

Como em quase tudo na vida, para se ser um bom líder é necessário “mais transpiração, do que inspiração”.
Ser um bom líder requere uma grande dose de generosidade e um carácter integro e honesto. Implica trabalhar e fazer trabalhar, dando sempre o exemplo, e sendo quem dá o primeiro passo e segue na frente do grupo.
Um líder não buscar o sucesso individual, mas o êxito da equipa. Não se serve do grupo para atingir os seus objetivos, mas trabalha ao lado dos seus seguidores para que consigam atingir as metas coletivas a que se propõem.
Liderar de forma eficiente e eficaz não é uma arte ou um dom com que se nasce. É muito mais do que isso. É conhecer as competências necessárias, aplicá-las de forma adequada e, sobretudo, trabalhar de forma humana e ser autêntico.

Subscreva a nossa Newsletter

Receba todas as novidades GTI na sua caixa de correio eletrónico