Formação em Marketing: uma necessidade
Índice
1. O Novo Contexto Competitivo das Empresas Portuguesas
Formação em Marketing: uma necessidade. Nos mais diversos sectores de actividades, as empresas portuguesas, estão hoje sujeitas a uma tremenda pressão do mercado: Concorrência crescente e cada vez mais forte, Alterações (por vezes radicais) dos modelos de negócio, alterações substanciais nas condições de competição global, mudanças nos comportamentos dos consumidores, digitalização de processos, inovações tecnológicas (e não só a Inteligência Artificial), importância crescente do marketing, da comunicação e da imagem no sucesso de marcas, produtos e serviços, rapidez das mudanças entre muitos outros factores.
Uma das áreas que mais útil poderia ser para apoiar o crescimento das organizações e a sua relação com o mercado é, precisamente, o Marketing. Paradoxalmente, esta ferramenta de gestão nem sempre é utilizada em muitas empresas, sobretudo nas de menor dimensão (mas, infelizmente, não só…).
As razões para esta situação têm a ver, principalmente, com o desconhecimento das suas potencialidades e com a ausência de uma cultura organizacional claramente orientada para o cliente e para o mercado.
2. O Marketing como Função Integradora e Estratégica
Recorrendo às palavras de um respeitado guru podemos dizer que o «Marketing é tão básico que não pode ser considerado como uma função isolada. É todo o negócio olhado do ponto de vista do resultado final, isto é, do Cliente.» (Peter Drucker).
Ora, nenhuma empresa do Século XXI pode ignorar esta múltipla dimensão que o contributo do marketing pode fornecer enquanto função integradora da gestão. O marketing é, de facto, básico pois toda a organização deverá ter como objecto principal a satisfação global dos seus clientes com tudo o que isso implica. E, se nos lembrarmos que, sem clientes, nenhuma empresa resiste e sobrevive, mais importante se torna esta situação.
2.1. Áreas de intervenção do Marketing
O marketing pode contribuir, decisivamente, em diversos momentos e em várias áreas, para o sucesso da empresa. Por exemplo:
- Pesquisa de mercado
- Planeamento (a curto, médio e longo prazos)
- Adaptação da Empresa às evoluções do mercado
- Segmentação de Mercados e Clientes
- Organização da Empresa para encantar o Cliente
- Análise do modelo de negócio e formulação de estratégias
- Estudo do comportamento dos consumidores
- Desenvolvimento de novos produtos ou serviços
- Estruturação da comunicação da empresa
- Optimização de processos com recurso à Inteligência Artificial
- Definição de políticas comerciais
- Desenvolvimento de Marcas
- Construção de Equipas sólidas e dinâmicas
- Controlo periódico da execução e validade dos programas
- Concepção um sistema de informação de marketing
- Estabelecimento Estratégia Global de Marketing
- Estabelecimento de políticas de Produto
- Fixação de Preços
- Escolha de Canais de Distribuição
- Planeamento e controlo de acções de Venda
- Estruturação de Serviços Pós-Venda
Trata-se de um vasto campo de intervenção, onde, em muitos casos, está tudo por fazer de forma racional, com visão estratégica e clara orientação para resultados.
Para que estas áreas de intervenção do marketing sejam eficazes, é essencial conhecer primeiro a realidade da empresa e o contexto em que atua. Descubra como fazer isso no artigo Diagnóstico Estratégico: começar pelo princípio.
3. Formação e Competências: A Base para um Marketing Eficaz
Para que o marketing possa funcionar em pleno na empresa, é fundamental que empresários e gestores possuam uma sólida formação nesta área. Sobretudo numa perspectiva de integração da teoria com a prática empresarial. O conhecimento das ferramentas de marketing já é (e será cada vez mais) um atributo incontornável de qualquer gestor ou empresário.
O desenvolvimento de competências profissionais nesta área é o desafio que tem levado, um pouco por todo o lado, muitos gestores e quadros de empresas a frequentar cursos de curta ou média duração, uma Pós-Graduação ou um MBA. A maior parte possui formação de base em áreas muito diversas como as engenharias ou as finanças, as ciências sociais ou a bioquímica. Mas, todos eles estão conscientes de que o Marketing é, hoje, uma função integradora na empresa. Uma função transversal a toda a organização e em que as ferramentas de gestão de marketing são aquelas que mais e melhor possibilitam:
- Analisar o mercado
- Pensar globalmente o negócio
- Compreender os consumidores e os clientes
- Delinear estratégias de combate e sucesso
- Desenvolver a competitividade da empresa
4. O Desafio das PME: Comunicar e Vender Melhor
No caso das PME’s portuguesas, a realidade parece ainda mais dramática porque serão, provavelmente, das que mais tarde e mais devagar despertaram para esta nova realidade (salvo, naturalmente, honrosas excepções).
Mas, para que esse atraso não seja irremediável, há que dar passos muito rápidos e resolutos no sentido de adaptar as organizações às novas e irreversíveis realidades do mercado.
Que há muito por fazer é uma verdade indiscutível. Por onde começar, então? Do nosso ponto de vista, as empresas têm de, internamente, encontrar novas competências de gestão, requalificar os seus melhores profissionais, promover a formação e o desenvolvimento intenso de mais e melhores competências de gestão. A nós, portugueses, quase sempre nos sobrou a capacidade de produzir bem. Agora, falta-nos, sobretudo, a capacidade de comunicar bem e de vender bem. Com uma gestão orientada para o cliente e com uma visão de marketing, será mais fácil. Formação em Marketing: uma necessidade para garantir que as empresas portuguesas, e em especial as PME, conseguem adaptar-se e prosperar num mercado cada vez mais exigente.
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Criado por J.A. Nunes Carneiro