Diagnóstico Estratégico Começar pelo princípio

Diagnóstico Estratégico: começar pelo princípio

1. Introdução

Diagnóstico Estratégico: começar pelo princípio é uma das mais importantes ferramentas de gestão ao dispor de um empresário. Trata-se de um momento de reflexão aprofundada e análise documentada. As conclusões sustentam decisões estratégicas sobre modelo de negócio, objetivos, produtos, serviços, cultura, processos e tecnologias.

O diagnóstico estratégico deve permitir ao empresário identificar, caracterizar e evidenciar a realidade da sua empresa e as possibilidades de desenvolvimento sustentado e coerente.

2. As duas vertentes de análise

Como qualquer diagnóstico empresarial, tem duas vertentes importantes: a externa e a interna. No plano externo, analisa-se o mercado, os concorrentes, o estado actual do sector de actividade em que a empresa se insere, as tendências (tecnológicas, por exemplo) que podem influenciar o negócio, entre muitos outros aspectos.

No plano interno, a análise incide sobre as diversas áreas funcionais (administrativo-financeira, comercial-marketing, produção, logística, sistema de informação, tecnológica, etc.). E sobre os produtos/serviços comercializados. A sua competitividade perante a concorrência, necessidade de lançamento de novos produtos, a pesquisa de mercado ou a análise de tendências.
Assim, o diagnóstico estratégico é uma radiografia da empresa (diríamos até, de forma mais acertada: uma ressonância magnética) que vai permitir definir objectivos e planear a(s) estratégia(s) para os próximos meses ou anos.

Para ser rigoroso, o diagnóstico deve apoiar-se na melhor e mais segura informação disponível, sempre atualizada. As equipas devem aplicar metodologias testadas que evitem enviesamentos de análise ou conclusões incorretas.

Por isso, embora a própria empresa possa realizar o diagnóstico estratégico internamente, o ideal é que equipas de consultores externos especializados o executem, trabalhando em conjunto com quadros responsáveis e colaboradores.

3. Conclusão

Depois de identificar melhorias e oportunidades através do diagnóstico, é fundamental implementá-las de forma prática. Descubra como no artigo O que é a Formação-Ação e Quais as Suas Vantagens.

Diagnóstico estratégico não é um pormenor. É começar pelo princípio.

Subscreva a nossa Newsletter

Receba todas as novidades GTI na sua caixa de correio eletrónico